HISTÓRIA DO KRAV MAGÁ
O Krav Magá surgiu na década de 1940, em Israel, em um contexto de guerras e violência extrema. A partir da necessidade de sobreviver ao horror, Imi Lichtenfeld criou técnicas de luta pela vida utilizando as únicas ferramentas que tinha no momento: o corpo e a mente.
No pós-guerra, o Krav Magá se tornou a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No Brasil, a arte chegou na década de 1990.
Em 1996, o Krav Magá chegou a Minas Gerais, introduzido pelo atual Faixa Preta 2º Dan, Beny Schickler. A primeira turma de 15 alunos se multiplicou e, de lá para cá, milhares de civis e militares já foram treinados no estado e no Brasil.
DIFERENCIAL DO KRAV MAGÁ
O Krav Magá pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do sexo, da idade ou condicionamento físico. A técnica baseia-se em atingir pontos sensíveis no corpo do inimigo, diminuindo dessa forma a diferença de peso e força que possa existir entre os oponentes.
Isso significa que usando técnicas do Krav Magá uma pessoa aparentemente com menor estatura e força física consegue se defender facilmente de um ataque.
Os movimentos do Krav Magá são simples e explosivos, desenvolvidos com base no reflexo natural do ser humano, o que facilita o uso das técnicas até mesmo em momentos de estresse e medo, ou no caso de um ataque inesperado.
“Desenvolvemos nos alunos a coragem para enfrentar obstáculos, independentemente da dimensão deles; o equilíbrio para controlar as emoções e não permitir que o medo impeça a ação; a paciência, que reflete em uma mudança de postura em relação a si próprio e acontece gradativamente; e o respeito a si e ao próximo, mesmo que ele seja um inimigo. Tudo isso, aliado ao domínio do corpo e da força, deixa o aluno em condições de se defender em situações de extremo risco”, destaca o presidente da Federação de Krav Magá Israeli System, Rafi Green.
O vice-presidente da Federação de Krav Magá Israeli System, Beny Schickler, acrescenta que o aluno absorve as técnicas de acordo com a sua personalidade, mas é certo que a autoconfiança aumenta consideravelmente em todos os perfis. “A capacidade de ler a situação e agir antes que o contato físico seja necessário fica evidente em alunos com mais de seis meses de prática do Krav Magá. Isso é reflexo do aumento da autoconfiança e da melhora da percepção, por meio dos sentidos, trazida pela arte”, reforça.
FAIXAS
O sistema de graduação do Krav Magá é semelhante ao de faixas coloridas de Artes Marciais, que não existe em treinamentos militares, cursos de segurança e demais forças armadas. Atualmente, o Krav Magá possui diversos sistemas de graduação e variações:
FAIXA BRANCA
FAIXA AMARELA
FAIXA LARANJA
FAIXA VERDE
FAIXA AZUL
FAIXA MARROM
FAIXA PRETA
FAIXA VERMELHA E BRANCA
FAIXA VERMELHA
Comece a praticar Krav Magá agora mesmo