Cuidados úteis antes de começar a praticar o Krav Maga!

 em Krav Maga

Com a popularização do Krav Maga em todo o Brasil, cada vez mais academias estão oferecendo a modalidade para seus alunos. O problema é que aprender outras técnicas disfarçadas com o nome de Krav Maga, ou com um “instrutor” que não recebeu o treinamento específico para a atividade, pode colocar o aluno em sérios problemas.

Como o Krav Maga tem foco na defesa pessoal em situações de perigo real, não sendo um esporte competitivo, o aluno que não recebe o treinamento adequado pode ter a sua integridade física seriamente prejudicada.

O Krav Maga chegou ao Brasil em 1990 pelas mãos do Mestre Kobi, que foi o primeiro profissional a dar aulas regulares fora de Israel. Hoje ele é presidente da Federação Sul-Americana de Krav Maga (FSAKM).

Mas, aproveitando-se da credibilidade construída durante vários anos pela FSAKM e seus instrutores, o mercado atual está cheio de pessoas mal intencionadas ou no mínimo despreparadas que usam o nome do Krav Maga para divulgar suas aulas. Muitos profissionais irresponsáveis apenas assistem a vídeos no YouTube e já se acham capazes de ensinar a arte, ou misturam outras modalidades de luta que conhecem e trocam o nome divulgado.

Desconfie!

Procure saber informações do instrutor, onde ele treina e como foi seu processo de formação para dar aulas. Infelizmente, existem “cursos” de 1 semana para pessoas sem nenhuma experiência prévia no Krav Maga, juntando dois lados de busca por dinheiro fácil: aqueles que dão esses cursos relâmpagos que nada garantem e os interessados em busca apenas de um diploma qualquer, que acabam por convencer academias que não estão atentas a essa situação.

Vale lembrar que, para se tornar instrutor da FSAKM é necessário praticar a modalidade por cerca de 5 anos, fazer curso de monitor, ser selecionado para o curso de instrutor com duração mínima de 6 meses (que inclui aulas de anatomia, fisiologia, nutrição, primeiros socorros, didática para o ensino do Krav Maga, entre outras). Além disso, é preciso passar nas provas finais e só depois procurar um local para lecionar.

Por isso, antes de tudo, procure saber se o instrutor que você escolheu é credenciado junto à FSAKM. Essa é a garantia que o profissional recebeu o treinamento correto para ensinar a modalidade. Visite o site da instituição em www.kravmaga.com.br.

Em resumo, o Krav Maga oferece uma possibilidade para as pessoas não ficarem passivas e indefesas diante de ameaças. Ele prepara o aluno para se portar diante de qualquer tipo de agressão, independentemente de seu sexo, idade ou força física. Mas, se ensinado por pessoas descapacitadas, pode colocar o aluno em situações com maior risco de vida.

Viu como o Krav Maga, se ensinado por pessoa capacitada, pode ser útil em sua vida? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Teremos o maior prazer em responder.

E se você mora em Minas Gerais, veja a nossa lista de instrutores e academias licenciados no estado.

Posts recentes

Leave a Comment