Quem pode praticar Krav Maga?

 em Krav Maga

O Krav Maga lida com situações de riscos reais do dia a dia, capacitando seu praticante para respondê-las de forma segura e rápida. Logo, seu público é composto por todas as pessoas que podem estar nessas situações.

Seja homem ou mulher, adulto ou criança, a prática é feita para todos. Os exercícios podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, porque independem da força física. Além da segurança pessoal, a prática da modalidade trabalha disciplina, autocontrole e melhora o foco e a forma física.

Confira como diferentes grupos de pessoas podem se beneficiar do Krav Maga.

Mulheres

O treinamento do Krav Maga trabalha com golpes aplicados de forma curta, rápida e eficiente, visando sempre atingir os pontos sensíveis do corpo humano. Por isso, a técnica é ótima para as mulheres e ajuda a protegê-las em situações de risco, mesmo contra abusadores mais fortes, por exemplo. Atualmente, no Brasil, cerca de um terço dos praticantes de Krav Maga são mulheres, marca que só tende a crescer.

Outra vantagem para o público feminino são os exercícios de aquecimento, que incluem flexões, abdominais e alongamentos. Uma aula de Krav Maga é uma ótima atividade física para suar a camisa, podendo resultar na queima de até 900 calorias por aula.

Crianças

Crianças a partir dos 10 anos de idade já podem participar de atividades físicas, entre elas o Krav Maga. Para a prática não precisa ser forte, uma vez que os golpes e imobilizações utilizam o próprio peso do corpo. Isso ajuda a criança a desenvolver a consciência corporal, conhecer o seu corpo e a treinar sua capacidade motora, além de melhorar sua autoestima e confiança.

Vale lembrar que as situações treinadas nas aulas não são incentivos à reação e não criam uma falsa ilusão de confiança que leve a criança a se envolver em brigas. Os alunos pequenos são sempre orientados a evitar o risco, mesmo que isso inclua não reagir de forma alguma no momento. Além disso, sempre é trabalhado o respeito e a disciplina, contribuindo para que a criança cresça com menos impulsividade.

Adolescentes e adultos

Adolescentes e pessoas no início da fase adulta se beneficiam da prática do Krav Maga de maneiras diretas: aprendendo a defesa pessoal para situações de risco, e também como atividade física, que pode queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Indiretamente, o Krav Maga também melhora o foco e a capacidade de autocontrole, que vão além de situações de confronto: nos estudos, no trabalho e em outras atividades, uma mente equilibrada tem uma performance muito melhor.

Profissionais

Quem trabalha com segurança precisa saber lidar com riscos o tempo todo e garantir a sua própria segurança para proteger aqueles que contrataram seus serviços.

Vigilantes que trabalham em situações com maior possibilidade de incidência de conflitos – como bares, boates, comércio noturno em geral, estádios e eventos –, podem se beneficiar da prática do Krav Maga adquirindo percepção e atenção diferenciadas, auto-confiança e agilidade para responder as situações de risco de maneira eficaz.

Viu que praticar Krava Maga não tem preconceito de idade, gênero ou profissão? Qualquer um pode e todo mundo se beneficia. Se quiser saber mais, fique ligado em nosso blog.

Posts recentes

Leave a Comment