É possível praticar Krav Maga como atividade física?

 em Bem-estar

Procurado por pessoas que querem aprender técnicas de defesa pessoal e melhorar a sua segurança, poucos ainda veem o Krav Maga com uma forma de praticar exercícios para deixar o sendentarismo de lado e melhorar a qualidade de vida. Mas essa prática já é uma realidade cada vez mais comum.

Aliando exercícios de aquecimento e alongamento para preparar o corpo com o treinamento das técnicas, uma aula de Krav Maga pode queimar cerca de 800 calorias e se tornar uma grande aliada da sua saúde. Confira as vantagens.

Como são as aulas?

O Krav Maga é uma técnica de combate corpo a corpo que envolve técnicas de luta, como imobilizações, torções, defesa contra armas, agarramentos e golpeamentos. Não é esporte ou arte marcial, mas exige sim que o corpo esteja preparado para executar os movimentos.

Por isso, as aulas normalmente são dividas em três partes: alongamento e aquecimento, demonstração das técnicas pelo professor e prática em duplas ou grupos.

Preparando o corpo

Como toda prática esportiva, o Krav Maga exige que o seu corpo trabalhe bem: músculos, estrutura óssea, respiração e pressão sanguínea.

Por isso as aulas começam com uma sessão de alongamento e aquecimento pesado, que inclui corrida, pulos, flexões e abdominais. Essa primeira etapa dura cerca de 20 minutos e já dá para suar a camisa.

Observar e repetir

O Krav Maga possui movimentos de reação que precisam ser rápidos e bem curtos, para imobilizar ou neutralizar o agressor. Na segunda etapa da aula, o professor vai fazer a demonstração dos movimentos e em quais situações você poderá usá-los.

Nessa parte o aluno aprende por meio da observação e repetição das técnicas. Isso significa mais movimentos e, é claro, seu corpo queimando mais calorias.

Aplicação prática

A última parte geralmente também é de prática dos movimentos, dessa vez de forma mais elaborada: com um colega de treino ou em grupo. Aplicar os golpes, mesmo de maneira inofensiva sem causar danos, é bem diferente de repeti-los sozinho.

Muitos movimentos exigem deslocar o peso do colega para imobilização ou mesmo aplicar parte da sua força para executar uma técnica.

Benefícios além do físico

Falamos aqui principalmente do esforço físico envolvido na aula de Krav Maga, que resulta em queima de calorias e perda de peso. Mas os benefícios indiretos vão muito além da estética.

A prática ajuda a melhorar o sistema cardiovascular; aumenta a flexibilidade e agilidade do seu corpo, melhorando drasticamente sua coordenação motora; e traz ganho de força, que vai se desenvolver naturalmente nesse contexto.

Por fim, há o principal benefício, que é um diferencial da prática em relação aos exercícios aeróbicos ou de musculação: com o Krav Maga você trabalha seu condicionamento físico e também aprende a defender sua integridade e melhora sua autoconfiança.

E aí, está convencido de que o Krav Maga pode ser sua opção para vencer a preguiça e suar a camisa? Se quiser saber mais sobre a prática, acesse nossas redes sociais e acompanhe mais novidades.

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